Informações e cuidados

Parabéns! Você acabou de adquirir um produto Strobel, feito com todo o cuidado pela gente! Somos muito gratos por, dessa forma, você suportar nossa família e incentivar o consumo consciente!

Para que o seu produto Strobel alcance seu propósito e te seja útil e belo até as próximas gerações, veja nossas dicas:

Por se tratar de uma pele, o couro naturalmente vai receber pátina -"bronzear" e polimento- com o uso, exposição à luz e necessita de cuidados. Em contato com os óleos da sua mão, suor, sujeiras, o couro vai ganhando marcas, manchas, aparência lustrada, que são características de couros de qualidade. Couros com acabamentos diferentes recebem pátinas diferentes, em maior ou menor grau. Mas é esperado que você tenha um produto com mais caráter ao longo do seu uso.  

Molhou! O que fazer?

O couro molhado deve secar à sombra. Seja um sapato, carteira, bolsa, pulseira de relógio, jaqueta... O seu artigo em couro não deve secar debaixo de sol direto. Isso acelera o processo de ressecamento das fibras no couro tornando-o mais vulnerável a ficar quebradiço. 

Seque inicialmente com um pano de algodão, ou uma toalha, tirando o excesso de água. É possível até deixar o produto embrulhado no pano por um tempo para a absorção da muita umidade. Em seguida, deixe secar em ambiente arejado e na sombra. Após seco, é importante hidratar seu artigo. Nossa melhor indicação, é o bálsamo próprio para couro, livre de substâncias químicas. Na nossa loja você encontra o Bálsamo Real.

Perfumes, cremes, protetor solar e outros

Evite aplicar qualquer produto com odores e perfumes no seu artigo de couro, a não ser que seja próprio para isso. Assim como nossa pele, o couro absorve os odores. A diferença é que ele não consegue se livrar deles. Com o tempo os produtos aplicados começam a deteriorar e o couro vai apresentar um odor indesejado.

Como evitar o mofo?

Sabemos como é isso! Aqui em Joinville experimentamos uma umidade muito alta e também precisamos estar atentos ao mofo. É importante manter seu artigo em couro em ambiente arejado e com baixa umidade, e não guardado dentro de sacolas ou armário fechado. Não deixe seu artigo de couro no banheiro. Além do risco de mofar, ele ainda pode ganhar aquele cheiro característico que não é nada agradável e muito difícil de ser tirado. 

Caso você encontre mofo no seu artigo em couro, passe um pano umedecido em vinagre de álcool (pode ser o de maçã ou de vinho branco) em toda sua superfície, interna e externa. Deixe secar e repita o processo. Hidrate com um bálsamo próprio para couro.

Como devo higienizar meu artigo em couro?

Existem diversos produtos para limpar o couro depois de sujo, mas caso você não tenha acesso à produtos específicos, pode recorrer a esse método: você precisará de uma escova de cerdas naturais e macias, pano de algodão ou microfibra umedecido, um sabonete ou detergente neutro e um bálsamo ou hidratante para couro.

- Escove o artigo com delicadeza para remover todo e qualquer resquicio de sujeira, terra, pó ou o que quer que esteja na superfície do couro; 

- Esfregue levemente o pano umedecido no sabonete neutro ou dilua um pouco de detergente neutro em água para então aplicar levemente no seu artigo de couro;

- Aplique o pano umedecido com o sabonete na área a ser limpada e esfregue com delicadeza.  Repita o processo enquanto achar necessário;

- Com outro pano umedecido apenas com agua, remova o excesso de sabonete;

- Deixe o artigo secar à sombra por 24h;

- Por fim aplique o bálsamo ou hidratante de couro da sua preferência.

Rompimento acidental da costura

Se acontecer de você acidentalmente romper ou cortar a linha da costura, não se desespere. Nossa técnica de costura garante que seu produto não desmontará, Existem duas formas de agir e a escolha de qual método usar depende da linha usada no seu produto. Essa informação está no seu cartão de garantia recebido junto com o produto.

- Se a linha for de linho você pode cortar o excesso de linha deixando 2mm de sobra, e umedecer a ponta da linha com cola de contato ou super cola. Então empurre a ponta da linha para dentro do furo da costura. Importante salientar que apenas a ponta da linha precisa de cola. Assim você evita que mais pontos se abram e tudo o que foi perdido é um dos pontos.

- Se a linha usada é de poliester, basta cortar o excesso da linha deixando 2mm de sobra e então derreter a ponta com a ajuda de um isqueiro ou fósforo até que ela se retraia. Cuidado: não deixe a chama por muito tempo na área, pois pode deixar as bordas do couro escurecidas por causa da chama. Por fim, antes que a linha esfrie, aperte a parte derretida com o corpo do isqueiro ou mesmo com o dedo. 

Ainda assim, se você preferir, podemos combinar o recolhimento do produto e refazer a sua costura. Entre em contato conosco. 

Riscos no couro

Mesmo cuidando bastante do seu artigo em couro, às vezes é inevitável que ele ganhe alguns riscos e arranhões. Cada tipo de couro vai lidar de uma forma ou de outra com estas marcas. No caso do seu artigo ser feito em couro crazy horse (esta informação também está no seu cartão de garantia), ou seja, um couro mais parafinado em seu acabamento, às vezes só esfregando o dedo por cima dos riscos superficiais, gerando calor no atrito, já permite com que a parafina e óleos do couro se ajeitem e minimizem as marcas. Riscos ou arranhões muito fundos, já não há garantia de que saiam.